Instituto TecnolÓgico de AeronÁutica

DivisÃo de Engenharia MecÂnica

 

Centro de Gestão em Engenharia

Projetos de pesquisa e extensão:

Título

 OPERATIONAL RESEARCH IN BRAZIL: A MULTI-METHODOLOGICAL APPROACH

Instituição Financiadora

 British Academy (UK). Newton Advanced Fellowship Award.

Descrição

 Application based of systemic approaches to environmental management and industries sustainability in developing countries is important. Most of the problems are complex and it is necessary the application of a of multi-methodological approach.The project aims to develop a Framework using a multi-methodological approach firmly based on Systemic Thinking principles and OR methods.The project contributes to knowledge expansion in management science by providing applications of holistic thinking and OR methods. Beneficiaries will be local community leaders and policy makers in Brazil. Projeto conjunto com Prof. Alberto Paucar Cáceres da Manchester Metropolitan University (MMU) - UK.

Pesquisador Responsável

 Mischel Carmen Neyra Belderrain

Vigência

 09/2015 a 09/2017

 

Título

 APROFUNDAMENTO EM MÉTODOS DE ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS EM PESQUISA OPERACIONAL COM ÊNFASE EM ANÁLISE DE DECISÃO MULTICRITÉRIO

Instituição Financiadora

 CNPq - Produtividade de Pesquisa PQ Nivel 2

Descrição

 A conjunção de estudos, de Estruturação de problemas e Multicritério de Apoio a Decisão tem permitido vislumbrar uma nova área de aplicação denominada Multimetodologia (Munro e Mingers 2002), que complementa os conceitos de Pesquisa Operacional Hard e Pesquisa Operacional Soft. (Sorensen e Valqui (2008), Mingers e Rosenhead (2004). Neste caso, os métodos PSM permitem uma melhor estruturação do problema e posteriormente, segundo a problemática de decisão abordada, será selecionado o método ADM para a sua solução. As pesquisas serão orientadas para: (a) aprofundar aspectos em AMD tais como Decisão em Grupo, Decisões sob completa incerteza e o uso de cenários (b) incentivar as aplicações de Multimetodologia.

Pesquisador Responsável

 Mischel Carmen Neyra Belderrain

Vigência

 03/2014 a 03/2017

 

Título

 CAPACITAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA

Instituição Financiadora

 CAPES (Processo 88881.062214/2014-01)

Descrição

 Em continuidade ao projeto "Tendências futuras para veículos lançadores de satélites - Uma análise prospectiva", realizado em conjunto pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), cujo objetivo foi realizar estudo prospectivo para avaliar os cenários futuros para Veículos Lançadores de Satélites, este projeto tem por objetivo formar massa crítica em gestão da inovação tecnológica para atuarem em centros de PD&I do setor Aeroespacial.

Pesquisador Responsável

 Mischel Carmen Neyra Belderrain

Vigência

 07/2014 a 06/2017

 

Título

 MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA A DETECÇÃO PRECOCE DE ATRASOS POR CONGESTIONAMENTO EM AEROPORTOS BRASILEIROS

Instituição financiadora

 FAPESP (Processo 2013/22416-4 Auxílio Pesquisa - Regular)

Descrição

 A mineração de dados é definida como o processo automático, ou semi-automático de extração de conhecimento para identificação de padrões, tendências, associações e dependências, previamente desconhecidos, de bases de dados, sendo amplamente utilizada na transformação de dados brutos em conhecimento útil para a tomada de decisões. Embora as técnicas empregadas em mineração de dados, tradicionalmente, se baseiam fortemente em métodos estatísticos, em inteligência artificial e em aprendizagem de máquina, vários dos métodos empregados podem ser formulados como problemas de otimização. O presente projeto tem por objetivo fazer uso de métodos de mineração de dados para identificar padrões temporais em atrasos por congestionamento em aeroportos brasileiros. O transporte aéreo no Brasil foi recentemente liberalizado e uma de suas consequências foi a concentração dos voos em alguns hubs. Embora a criação de hubs pareça benéfica às empresas de transporte aéreo e ofereça algumas vantagens aos viajantes, a concentração excessiva de voos em um hub pode resultar em alguns impactos econômicos negativos denominados atrasos por congestionamento, os quais aumentam o tempo total de viagem dos passageiros e o custo operacional das empresas.

Pesquisador Responsável

 Rodrigo Arnaldo Scarpel

Vigência

 05/2014 a 04/2016